segunda-feira, 10 de julho de 2017

Materiais Paramagnéticos, Diamagnéticos e Ferromagnéticos

Existem alguns materiais que, na presença de um campo magnético, tornam-se ímãs fracos ou não. Esses materiais são classificados em ferromagnéticos, paramagnéticos e diamagnéticos.

Paramagnéticos: possuem elétrons desemparelhados que, na presença de campo magnético se alinham a este, sendo levemente atraídos.
Exemplos: alumínio, magnésio, sulfato de cobre etc.

Figura 1: Configuração de dipolos em um material paramagnético:
a) Na ausência de campo externo;
b) Com campo externo aplicado (segundo W.D. Callister, Jr.).

Diamagnéticos: não são atraídos pelos imãs, quando em presença de campo magnético tem seus elétrons orientado em sentido contrário ao sentido do campo. Estes materiais não possuem elétrons desemparelhados.
Exemplos: bismuto, cobre, prata, chumbo etc.

Figura 2: Configuração de dipolos em um material diamagnético:
a) Na ausência de campo externo;
b) Com campo externo aplicado (segundo W.D. Callister, Jr.).

Ferromagnéticos: são os imãs mais fortes, em presença de campo magnético, são fortemente atraídos. Esses materiais são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.
Exemplos: são substâncias ferromagnéticas somente o ferro, cobalto, níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. 

Figura 3:
a) Configuração de dipolos em um material ferromagnético na ausência de campo externo aplicado (segundo W.D. Callister, Jr.);
b) Configuração de dipolos no ferro ALFA.

Em comparação, as substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos são muito pequenos quando estão sobre a influência de um campo magnético.

O vídeo abaixo foi realizado na aula prática do professor Targino, onde testamos um material ferromagnético que foi atraído fortemente, na presença do campo magnético.

Legenda: Material ferromagnético na presença do campo.

Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/materiais-paramagneticos-diamagneticos-ferromagneticos.htm
CALLISTER, William D. Jr. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2013.