sexta-feira, 21 de julho de 2017

Leis de Newton

As leis de newton são dividias em três, que descrevem as relações entre um corpo e uma força atuando sobre ele, e as alterações em seu estado de movimento.

1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia

Um corpo em repouso, tende permanecer em repouso e um corpo em movimento tende permanecer em movimento, essa situação só irá mudar se uma força resultante diferente de zero for aplicada sobre esse corpo.

2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica

A força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.


Onde:
F: resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (em N);
m: massa do corpo a qual as forças atuam (em kg);
a: aceleração adquirida (em m/s²).

A unidade de força, no sistema internacional, é o N (Newton), que equivale a kg m/s² (quilograma metro por segundo ao quadrado).

3ª Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação

Quando dois corpos interagem, as forças que cada corpo exerce sobre o outro são iguais em módulo e têm sentidos opostos. Quando uma pessoa empurra um caixa com uma força F, podemos dizer que esta é uma força de ação, mas conforme a 3ª lei de Newton, sempre que isso ocorre, há uma outra força com módulo e direção iguais, e sentido oposto a força de ação, esta é chamada força de reação. 

Aplicação no projeto: 

Com o movimento oscilatório do anel sob a ação do campo magnético oscilante, é estabelecido uma relação com a primeira e a segunda lei de Newton pois há a modificação do estado inercial do anel e a correlação da força peso com a força magnética, acarretando em uma força resultante. Já a terceira lei de Newton, tem como base o campo magnético induzido em uma bobina como sendo uma reação da alteração do campo magnético fornecido.